contain  multitudes  •  por  Padma  Dorje  •  fundado  em  2003
contain  multitudes
HomeBudismoÁudio e vídeoTendrelAbandonar os quatro apegos

Abandonar os quatro apegos


Breve descrição de um dos principais ensinamentos da tradição sakya, e também uma explicação geral do conceito de apego no budismo.

Clickbait
Se livrando das quatro ilusões

mp3 do podcast.

Parting from the Four Attachments: A Commentary on Jetsun Drakpa Gyaltsen's Song of Experience on Mind Training and the View (livro de Chogye Trichen Rinpoche em amazon.com.br)

Abandonando os quatro apegos (texto raiz integral de Jetsün Drakpa Gyaltsen em português).

Parting from the Four Attachments (para requisitar o comentário de Dzongsar Khyentse Rinpoche).




Por favor, ajude o canal o assinando, curtindo os vídeos e comentando.

• Para receber informações sobre a produção de Padma Dorje, assine o boletim informativo

• Por favor ajude este site e o canal no YouTube a continuarem oferecendo conteúdo.

Lista completa de vídeos no canal tendrel, com descrição.

• Visite o Canal Tendrel no YouTube.

Contribuições e perguntas podem ser feitas por email padma.dorje@gmail.com.

A perspectiva definitiva repousa no fato de que nenhuma coisa condicionada é garantida. Com isso em mente, podemos começar a pensar nos outros e efetivamente ajudar. E lavar bem as mãos e manter distância.tzal.org

Ansiedade de quarentena

A perspectiva definitiva repousa no fato de que nenhuma coisa condicionada é garantida. Com isso em mente, podemos começar a pensar nos outros e efetivamente ajudar. E lavar bem as mãos e manter distância.
A Editora Lúcida Letra me convidou para escrever algumas palavras sobre um ensinamento contido na pág. 168 do livro, “As Quatro Confianças”.tzal.org

Buda Rebelde: minha experiência de tradução do livro e algo sobre as quatro confianças

A Editora Lúcida Letra me convidou para escrever algumas palavras sobre um ensinamento contido na pág. 168 do livro, “As Quatro Confianças”.
Não é possível escolher quais os ensinamentos do Buda se aceita e se rejeita, e tomar refúgio em parte do darma. O refúgio é tomado na totalidade dos ensinamentos do Buda, e na perspectiva de que ele é de fato um Buda, isto é, um ser completa e irreversivelmente iluminado.tzal.org

O darma não é customizável

Não é possível escolher quais os ensinamentos do Buda se aceita e se rejeita, e tomar refúgio em parte do darma. O refúgio é tomado na totalidade dos ensinamentos do Buda, e na perspectiva de que ele é de fato um Buda, isto é, um ser completa e irreversivelmente iluminado.
A interdependência, se reconhecida em sua verdadeira natureza, é a própria expressão do darma no mundo, ou ao menos a tomada das rédeas perante as verdadeiras causas da felicidade e do sofrimento -- isto é, podemos encontrar a felicidade porque conhecemos sua causa verdadeira, a saber, a prática da virtude. Porém, quando não reconhecida, ela é a fonte da experiência que chamamos de “samsara”. Resposta a inquietações causadas pelo vídeo anterior, “Vacuidade e interdependência”.tzal.org

Definitivo, relativo e interdependência

A interdependência, se reconhecida em sua verdadeira natureza, é a própria expressão do darma no mundo, ou ao menos a tomada das rédeas perante as verdadeiras causas da felicidade e do sofrimento -- isto é, podemos encontrar a felicidade porque conhecemos sua causa verdadeira, a saber, a prática da virtude. Porém, quando não reconhecida, ela é a fonte da experiência que chamamos de “samsara”. Resposta a inquietações causadas pelo vídeo anterior, “Vacuidade e interdependência”.



Se você vê mérito nos tópicos tratados, divulgue -- comente e partilhe nas redes sociais. É uma prática de generosidade que ajuda na minha própria prática de generosidade de produzir e disponibilizar esse conteúdo. Outras formas de ajudar.


Tigela de esmolas para contribuições.

Ajude tzal.org (contribuições mensais):

• PayPal, em qualquer valor acima de 10 reais

• Stripe, 30 reais por mês

• Mercado pago, contribuição mensal de qualquer valor.


Para contribuição única:

• Pelo PIX

• PayPal

• Stripe

• Mercado Pago



todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)

Esta obra é licenciada em termos da CC BY-NC-ND 4.0 Creative Commons. Atribuição. Não comercial. Sem derivações.



Por favor, quando divulgar algo deste site, evite copiar o conteúdo todo de um texto; escolha um trecho de um ou dois parágrafos e coloque um link. O material aqui é revisado constantemente, e páginas repetidas na internet perdem ranking perante o Google (a sua e a minha).